
O selénio é um mineral remanescente que atua estreitamente com a vitamina E nas suas ações metabólicas e na promoção do normal crescimento e fertilidade.
Os suplementos de selénio revelaram-se úteis no tratamento de mulheres e durante a menopausa e noutros períodos em que passam por modificações hormonais.
Na sua qualidade de antioxidante, o selénio ajuda a conservar a elasticidade dos tecidos ao retardar a oxidação de ácidos gordos polinsaturados.
Experiências com ratos mostraram que o selénio aumentava a resistência à doença ao aumentar o número de anticorpos que neutralizam as toxinas.
Nos Archives of Environmental Health ( Set.-Out., de 1976) foi relatado que as áreas em que o solo tem elevados níveis de selénio apresentam taxas de morte masculina por cancro mais baixas.
Uma deficiência em selénio pode levar a desequilíbrios hormonais e a envelhecimento prematuro.
Fontes de Selénio
As grandes fontes naturais de selénio são os vegetais de folhas verdes como a couve, a acelga, as folhas de mostarda, nabo e dente de leão, a chicória, o repolho, os bróculos e os espargos. As substâncias resultantes do branqueamento do arroz e o farelo e germe de cereais integrais também contêm este mineral.
Do livro: Manual Completo de Medicina Natural, de Marcia Starck