
Abrótano – Santolina chamaecyparissus L.
Santolina é o nome mais popular, provém de santo, fazendo alusão aos seus numerosos efeitos curativos considerados milagrosos.
Esta planta encontra-se no estado espontâneo nas encostas soalheiras de algumas montanhas ricas em matéria orgânica. Floresce de Abril a Agosto, conferindo ao local um aspeto atapetado de amarelo-dourado. As inflorescências, ao atingirem a plenitude, libertam um aroma inebriante com ação tónica, suavizando o teor amargo. Nesta fase, concentram-se as virtudes intrínsecas da planta. O aroma bastante volátil purifica o ambiente e afasta os insetos nocivos à saúde.
Colheita: As inflorescências que já alcançaram a plenitude cortam-se pelo caule a 5 cm do solo e colocam-se num cesto na posição vertical de modo a não se amachucarem. No Outono corta-se a parte seca para ajudar a vivificar a planta.
Conservação: As inflorescências, após a colheita, mantêm a vitalidade e a cor de 5 a 7 dias. Podem secar-se; no entanto, no estado fresco proporcionam melhores efeitos. Secas em boas condições de higiene, mantêm a cor mais ou menos 7 meses.
Forma de utilização:
- Inflorescências frescas em emulsão.
- Inflorescências secas em infusão.
- Caules secos em fumigações, defumações e no artesanato.
Indicações: A emulsão proporciona uma melhor eficácia, destacando-se os seguintes efeitos: purificador, antioxidante, vitamínico, tónico, estimulante e suavizante. Toma-se preferencialmente em jejum. A infusão proporciona principalmente os efeitos depurativo, digestivo, antipirético, diurético, antiespasmódico e vulnerário. Pode tomar-se após o almoço, facilita a digestão, evita a astenia.
As tisanas de santolina usam-se também no tratamento externo. A emulsão aplicada diretamente faz aumentar a tonicidade e suavidade da epiderme, e com continuidade estimula a pigmentação de tal modo que passados poucos dias começa-se a notar um belo bronzeado, protegendo a pele das agressões ambientais. A aplicação de pachos quentes alivia as dores lombares e espasmos nervosos. A infusão adicionada ao banho produz um aumento de vitalidade que se manifesta num bem-estar com efeito prolongado.
A santolina bem administrada é um bom tratamento de higiene, de saúde e de beleza natural.
Fonte: Guia Ecológico das Plantas Aromáticas e Medicinais de Zélia Sakai