São a grande preocupação da idade que vai avançando ou de uma pele um pouco seca e frágil, apesar da pouca idade, mas convém dizermos a verdade: não é possível eliminar do rosto as rugas; é inútil mantermos essa ilusão. As rugas existentes persistem e apenas poderemos evitar que se aprofundem, sulcando profundamente a pele e acabando por dar a um rosto ainda jovem e expressivo devido aos seus traços um ar envelhecido. Na secção « uma pele macia, clara e aveludada» assinalámos várias receitas destinadas a conservar a frescura da cútis e a sua luminosidade. (…).
Folhas de aveleira: eis um remédio antigo e eficaz contra a formação de rugas e que também serve para descorar as sardas, hoje em dia particularmente aconselhado para as pessoas que vivem em ambientes pouco salubres e nas cidades poluídas pelo fumo. Lavar diariamente o rosto com uma decocção filtrada e morna de folhas de aveleira.
Erva-dos-campos: faça cataplasmas com as primeiras ervas que irrompem nos prados na Primavera, triturando-as bem e aplicando-as sobre a testa, maçãs do rosto, nariz e pescoço. Conseguirá assim restituir assim ao rosto a frescura da juventude.
Malva: para conservar o rosto liso e luminoso deverá tratá-lo todas noites com uma pomada preparada com folhas de malva frescas fervidas em água e um pouco de manteiga. Calcule três partes de malva para quatro de manteiga. Regule a quantidade segundo as necessidades, visto que a pomada não se conserva durante muito tempo.
Pepino: Como já foi dito, o pepino é muito rico em vitaminas, sobretudo em vitamina C, além de apresentar propriedades adstringentes e revitalizantes. Para retardar o aparecimento das rugas aplicar sobre os pontos mais frouxos do rosto, repetidas vezes, delgadas rodelas de pepino (mergulhadas em sumo de limão no caso de peles muito gordurosas). A aplicação deve manter-se pelo menos quinze minutos e termina por uma lavagem de água gelada.
Cenoura: já vimos que a cenoura é uma grande amiga da pele. Podemos aplica-la cortada às rodelas sobre o rosto, principalmente nas zonas mais propensas à formação de rugas, deixando-a ficar até secar completamente, ou então cozida em água e bem espremida até formar uma pomada, que se espalha na pele durante meia hora.
Papoila: espero que faça ponto de honra em apanhar pessoalmente, ao longo do verão, essas frágeis pétalas, que se porá a secar, achatadas se for possível. Em infusão- 20 g para 1 l – esta loção, para aplicar diariamente, emprega-se também compressas para os olhos.
Cerefólio: 50 g para um 1 l de água: pôr a ferver e em seguida em infusão, durante meia hora. Para utilizar como loção ou em compressas.
Limão: um algodão embebido em sumo de limão torna-se numa máscara para conservar durante 20 minutos. Clara a tez e evita as pequenas rugas.
Morango: Será necessário recordarmos a eficácia da máscara de morangos esmagados, para conservar durante o maior tempo possível e para tirar com água morna?
Maçã: Não deixemos o capítulo dos frutos sem lembrar a utilização da polpa da maçã misturada com gordura de ovelha. Esta polpa será aplicada como uma máscara, a não ser que prefira as loções de sumo de maçã, que são tónicas.
Retirado do livro: As plantas nossas amigas – A beleza pelas plantas
Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva.