
São múltiplas as causas de prurido. Elas podem ser alergias, más digestões e nervos, além de variadas enfermidades inflamatórias da pele, que se manifestam por meio de postulas, descamações, espinhas, pequenas borbulhas, vermelhidões, manchas, etc. Não nos cabe a nós estabelecer as causas e a natureza do prurido: isso será tarefa exclusiva do médico, a quem cabe, como é lógico, estabelecer o diagnóstico. A nós cabe-nos a tarefa de proporcionar as receitas que poderão aliviar o mal estar causado pelo prurido, que ao afastar a tentação de coçar permitirão evitar a deformação e o afeamento.
Verbena: faça uma infusão de verbena, que deixará arrefecer um pouco antes de com ela se lavar, o que deverá fazer frequentemente. Para isso bastar-lhe-ão 30 g verbena, que deixará em infusão, numa chávena de água a ferver, durante meia hora. Esta infusão, um pouco mais concentrada e filtrada, pode ser adicionada à água do banho. Em doses superiores, por exemplo 100 g de verbena para um litro de água, durante vinte minutos, a infusão pode ser utilizada para cataplasmas e lavagens durante o dia inteiro sem ser necessário diluir nem adicionar à água do banho.
Rosas, alfazema, laranjeira e camomila: ponha em infusão 10 g de pétalas de rosa, 10 g de alfazema, 10 g de flores laranjeira e 10 g de camomila em 200 cc de água a ferver. Com esta infusão, depois de filtrada e arrefecida, faça cataplasmas e lavagens com de algodão hidrófilo envolvidos em gaze esterilizada. Repetir esta operação várias vezes ao dia.
Pomada lupulina: para obter esta pomada, que alivia grandemente as irritações da pele, acalmando o prurido, necessita apenas 4 g de lupulina (extraída das flores de lúpulo), misturadas com 20 g de lanolina.
Endívia, freixo, alforva e salsa, para uso interno: contra o prurido insistente e violento, beba três vezes ao dia, fora das refeições, uma chávena de uma decocção preparada com 10 g de sementes de endívia, 10 g de sementes de freixos, 10 g alforva e 10 g de sementes de salsa. Deixe ferver tudo isto durante meia hora em 400 cc de água.
Hortelã: para acalmar o prurido, aplicar sobre a zona inflamada uma cataplasma de folhas frescas de hortelã.
Agrião: quando o prurido é causado por descamação da pele devida a uma prolongada exposição aos raios solares, lave a zona afetada com sumo de agriões.
Retirado do livro: As plantas nossas amigas – A beleza pelas plantas
Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva.

 
					

