loader image

alcaravia

Alcaravia (Carum carvi L.) – Combate os gases digestivos

O nome desta planta tem ressonâncias arábicas, que nos levam a imaginar os exóticos e suculentos pratos orientais. A alcaravia é originária dos países do Mediterrâneo Oriental. Usa-se como condimento desde tempos muito remotos.

O pão, as hortaliças, os queijos, os pastéis, e uma infinidade de pratos e molhos, são beneficiados com o seu aroma.

Propriedades e Indicações:

Na composição desta planta, do mesmo modo que na de outras umbelíferas similares, como o anis e o funcho, destacam-se sobretudo as essências. A mais abundante delas é a carvona, responsável pelo grande efeito carminativo (antiflatulento) dos seus pequenos frutos.

“Resolve as ventosidades do estômago”, dizia dela Andrés de Laguna, ilustre médico e botânico do século XVI. E certamente a alcaravia é uma das plantas com maior efeito carminativo.

Daí o ser indicada nos casos em que haja excesso de gases:

– aerofagia: deglutição de ar seguida de arrotos;

– aerogastria: dilatação do estômago por gases;

– aerocolia: excesso de gases no intestino;

– aero…

Faz desaparecer os flatos, e acalma os espasmos e convulsões intestinais (1,2). É portanto de grande utilidade para os bebés com excesso de gases, que a podem tomar juntamente com o leite (3).

A alcaravia também é eupéptica (facilita a digestão), ligeiramente diurética, e ajuda a secreção láctea das mulheres que amamentam (1,2).

Condimento

Triturada em toda a espécie de pratos, acompanha especialmente bem as saladas e as hortaliças flatulentas, como as couves.

Preparação e emprego

Uso interno

1-Infusão: Meia colher (de sobremesa) de frutos, por cada chávena de água. Toma-se uma chávena depois de cada refeição.

2-Essência: Até 3 gotas, três vezes ao dia. Aos lactentes dá-se uma ou duas gotas dissolvidas num pouco de água açucarada, duas ou três vezes ao dia.

3-Com o leite: Ao leite ou à água do preparado lácteo (fórmula láctea) dos bebés, junta-se meia colher (de sobremesa) de frutos, por litro. Ferve-se e coa-se.

Outros nomes : alcarovia, alco rovia, cherivia, alchirovia, cominho-dos-prados, carvi. Esp.: alcaravea, carvia, carui, carvi-comino, comino de prado, hinojo de prado. Fr.: cumin [des près], carvi. Ing.: caraway.

Habitat: Comum nos prados e pastagens de regiões montanhosas, embora também se cultive. Encontra-se por toda a Europa e na metade norte do continente americano, se bem que o seu uso se tenha estendido a todo o mundo.

Descrição: Planta bienal, de 20 a 60 cm de altura, pertencente à família das Umbelíferas. As folhas são escassas e finas; as flores, pequenas e agrupadas em umbelas. Os frutos são pequenos mas muito aromáticos.

Partes utilizadas: os frutos.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.1, de Jorge D. Pamplona Roger

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Pin It on Pinterest