loader image

Açucena (Lilum candidum L.) – Um remédio para queimaduras e gretas

A açucena é uma planta ornamental cultivada desde a mais remota antiguidade. Assim o atesta um vaso encontrado na ilha de Creta, pertencente à civilização minóica (século XVII a.C.), em que está pintada uma bela açucena. Hoje encontra-se nos jardins de todo o mundo. Mas, cuidado! Quando colocada dentro de um quarto fechado, especialmente se for de noite, o seu forte aroma pode provocar sensação de mal-estar, náuseas e enjoos.


Propriedades e Indicações:

 O bolbo e as flores da açucena contêm diversas substâncias aromáticas que, aplicadas localmente, possuem uma importante acção emoliente (calmante da pele e das mucosas inflamadas), cicatrizante e anti-séptica.

O óleo de açucena é um bom remédio para queimaduras, gretas dos mamilos e eczemas (1). Também dá bons resultados em caso de otite ou dores dos ouvidos, aplicando umas gotas no canal auditivo.

Com os bolbos cozidos em água e esmagados, prepara-se uma cataplasma muito eficiente para amadurecer abcessos e furúnculos (2).


Preparação e emprego

A açucena aplica-se só externamente.

Uso externo

1-Óleo de açucena: Obtém-se macerando as pétalas de 10-12 flores num litro de azeite, durante 9 dias. De três em três dias, filtra-se o azeite e acrescentam-se novas pétalas.

2-Cataplasmas: Cozem-se 100-200 g de bolbos durante 10-15 minutos. Depois de esmagados, colocam- se sobre um pano de algodão e aplicam-se quentes, sobre a zona afectada, durante 15-30 minutos. Esta cataplasma pode-se aplicar 2 ou 3 vezes por dia, até se conseguir o amadurecimento do abcesso ou furúnculo.


Outros nomes: cajado-de-são-josé. Brasil: açucena-branca, copo-de-leite, lírio-dos-poetas, palma-de-são-josé, flor-da-imperatriz. Esp.: azucena, azucena blanca, azucena común, lirio blanco. Fr.: lis [blanc]. Ing.: [madonna] lily.

Habitat: Planta ornamental procedente da Ásia, embora se ache aclimatada à Europa e à América.

Descrição: Planta bolbosa, da família das Liliáceas, cujo caule, que se encontra todo coberto de pequenas folhas, pode atingir um metro de altura. As flores, de cor branca, nascem na extremidade do caule.

Partes utilizadas: as flores e o bolbo.


Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2,  de Jorge D. Pamplona Roger

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Pin It on Pinterest