loader image

nódulos mamários

Nódulos mamários – Bloqueios afetivos

Nódulos são caroços ou protuberâncias que podem surgir nas mamas. Metafisicamente, o surgimento de nódulos mamários, de qualquer natureza, mesmo benignos, representa os bloqueios da mulher na manifestação da ternura. Quando ferida afetivamente, a mulher se retrai, embutindo os seus sentimentos. Esse comportamento a impede de resolver aquilo que a afligiu nos relacionamentos afetivos, gerando bloqueios que refletem nas futuras relações. A mulher perde sua qualidade interativa, que sempre foi evidente nos seus envolvimentos afetivos.

Geralmente adota uma aparente frieza e certa indiferença para lidar com as questões pertinentes ao seu sentimento. Esse é um mecanismo de defesa para evitar mais decepções com as pessoas. É como se criasse uma espécie de couraça energética, na região do peito, estendendo-se à face, que evidencia os seus bloqueios por meio de um semblante rude ou amargurado, causando uma antipatia nas pessoas, à primeira vista. Passa a ser vista como alguém severo, mas na verdade, trata-se de uma mulher ferida na afetividade, que se esconde atrás de uma máscara para evitar envolvimentos e se magoar emocionalmente. A sua atitude racional é um mecanismo de defesa para distanciar os outros, para não se integrar afetivamente e sofrer novos abalos.

O bloqueio na manifestação da ternura nas relações interpessoais gera dois tipos de comportamentos. Um deles é o sizudismo, a frieza e a rudez. O outro, no entanto, é a dependência, insegurança e até possessividade com relação ao parceiro.

Nesse caso, ela projeta na presente relação toda a sua expectativa de obter a felicidade afetiva, para suprir as carências dos antigos relacionamentos. Passa a viver em função do relacionamento, abandonando outras áreas da vida, como o trabalho, a família, dedicando-se exclusivamente ao parceiro, como se somente ao lado dele pudesse ser feliz e realizada na vida.

A dedicação é tão exagerada que a torna uma mulher ingénua em relação a ele. Não observa alguns fatores altamente nocivos à relação devido ao desejo ardente de ficar ao seu lado. Sujeita-se a várias situações desagradáveis oriundas do comportamento do parceiro, mas não faz nada para evitar que ele proceda daquela maneira, só para não correr o risco de perdê-lo e sofrer tudo novamente.

Fonte: Metafísica da Saúde vol. 2 Sistemas Circulatório, Urinário e Reprodutor, Valcapelli & Gasparetto (Adaptado)

Composto e postado por Ângela Barnabé

 

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Pin It on Pinterest