erva-benta

Benedita, Sanamunda (Geum urbanum L.)

O nome popular erva-benta parece que se deve ao efeito benéfico que exerce nas pessoas que sofrem de angústia e de outras doenças psicossomáticas.

Santa Hildegarda chamou-lhe benedita e atribuiu-lhe o poder de curar as pessoas demoniomaníacas. Plínio, o Antigo, na sua enciclopédia da ciência antiga, fez referência às suas propriedades medicinais , nomeadamente a sua ação curativa contra espasmos e na cicatrização de feridas.

É uma planta anual. As  suas folhas apresentam um tom verde-pálido. Floresce de Maio a julho. As flores constituídas por 5 pétalas, ao atingirem a plenitude adquirem um belo tom amarelo-dourado. Nesta fase concentram as virtudes intrínsecas da planta, como se pode comprovar pelo aroma benfazejo que emanam.

Colheita: As folhas colhem-se antes do nascer do sol; as flores, completamente desabrochadas e preferencialmente no final da tarde. A raiz colhe-se no Outono e só quando atingir o seu total desenvolvimento, com 3 anos no mínimo.

Conservação: As folhas verdes mantém a vitalidade cerca de 5 hora . As flores conservam o vigor mais ou menos 5 dias. A raiz mantém-se fresca 3 a 7 dias, depois começa a mirrar. Quando bem seca dura, dura 1 a 2 anos, guardada num frasco de vidro opaco que a proteja da humidade, da luz e de eventuais contaminações.

Forma de utilização:

  • Folhas verdes e viçosas em infusão.
  • Flores frescas em emulsão.
  • Raiz em decocção.

Indicações: A emulsão proporciona uma melhor eficácia , destacando-se  os seguintes efeitos: purificante, antioxidante e vitamínico. Toma-se preferencialmente em jejum.

A infusão proporciona em especial os efeitos adstringente e febrífugo. A decocção proporciona principalmente os efeitos tónico antiespasmódico e vulnerário. A infusão e a decocção podem tomar-se a seguir ao almoço. São muito eficazes contra a dispepsia e outras perturbações relacionadas com o processo digestivo.

Na época da floração deve fazer-se um tratamento interno e externo durante 5 dias consecutivos, por ser muito eficaz para a saúde e prevenção de doenças, nomeadamente na proteção dos efeitos nocivos dos reflexos solares.

Fonte: Guia Ecológico das Plantas Aromáticas e Medicinais de Zélia Sakai

Pin It on Pinterest