cuidados capilares

Em vez de adquirir um champô ou um produto de tratamento demasiado caro e de eficácia não comprovada, volte-se antes para a natureza. O aloés é formidável para os cabelos. Associado a diferentes ingredientes, adapta-se a todas as necessidades. Deve preferir as suas próprias misturas, para ter uma maior segurança quanto às percentagens. Para lavar os cabelos compre simplesmente um champô de bebé, macio e não agressivo, ao qual irá então adicionar o elemento que melhor se adapta à sua situação.

Para os cabelos normais basta utilizar apenas a mistura simples de champô e aloés. Mas a aplicação de uma máscara de tempos a tempos poderá torná-los mais vigorosos. Entre as fórmulas seguintes, escolha, portanto, aquela que responde mais especificamente ao seu problema.

Champôs

Champô nutritivo: numa taça, misture uma gema de ovo com uma colher de sopa de aloés, duas colheres de sopa de champô e uma colher de sopa de azeite. Esta mistura permite alimentar os cabelos secos, ao mesmo tempo que os lava.

Champô anti-seborreico: misture uma noz de pasta de argila verde com um pouco de pó de caulino (argila branca) e uma colher de sopa de alóes. Acrescente duas colheres de sopa de champô. A argila absorve o excedente de sebo.

 

Aplicações

Aplicação nutritiva: misture uma colher de sopa de gel de aloés com duas ampolas de concentrado e uma chávena de café de azeite, pevides de uva ou gérmen de trigo. Leve a aquecer esta mistura em banho Maria.

Aplicação regeneradora: a mesma mistura que a anterior, à qual irá acrescentar uma colher de sopa de levedura de cerveja em pó. Misture bem e aqueça ligeiramente em banho Maria. Aos ácidos gordos essenciais contidos no óleo, a levedura de cerveja vai acrescentar os aminoácidos de enxofre, constituintes do cabelo.

Aplicação anti-queda de cabelo: Numa taça, misture o equivalente a uma chávena de café de óleo vegetal (azeite ou gérmen de trigo), duas colheres de sopa de alóes e 20 gotas de óleo essencial de ylang-ylang, que é também um excelente tónico capilar.

Estas aplicações capilares devem ser aplicadas sobre os cabelos humedecidos, não lavados, e mantidas durante, pelo menos, uma hora, tapando a cabeça com um pano quente, para que as substâncias impregnem bem os cabelos.

 

Retirado de: O novo guia dos aloés – Receitas práticas para a sua saúde de Marie Lecardonnel

Pin It on Pinterest