
Uma das questões que me colocam sobre as preparações com Aloés é como utilizar a folha fresca de Aloés, quando não se tem acesso à planta.
Ter uma planta de Aloés em casa é bastante útil ( e fácil de cuidar ), mas para quem não pode ter a planta perto de si, tem a opção de conservar as folhas.
O Aloés tem uma grande capacidade de cicatrização, seja na nossa pele, acelerando a regeneração celular, seja na sua própria cicatrização.
Quando colhemos uma folha de Aloés, se a colocarmos “de pé” com a extremidade por onde foi colhida virada para cima, com o tempo essa extremidade fica cicatrizada, fechando-se.
Seguindo este processo, a folha não apodrecerá e conservará as suas propriedades, para ser utilizada quando necessário.
Esta folha de Aloes arborescens foi colhida uns minutos antes de tirar a fotografia:
Esta outra folha foi colhida e colocada de pé, num recipiente alto, e passadas duas semanas estava assim:
Portanto, se não tiver uma planta no seu jardim ou varanda e quiser optar por este método, é uma excelente opção.
Como fazer?
Ao colher as folhas deve ter em conta a maturação da planta (deve ter pelo menos 4 anos) e a área onde esta se encontra. A melhor altura para colher as folhas é de manhã cedo, antes de estas estarem expostas ao sol. As folhas devem estar verdes e carnudas e inclinadas para baixo (sinal da maturação da folha).
Depois deve colocar as folhas num recipiente que suporte a folha de pé, com a extremidade virada para cima e aguardar que a extremidade esteja cicatrizada.
Pode usar a folha, mesmo sem estar completamente cicatrizada e quando a for preparar basta cortar a extremidade seca e proceder como normalmente faria.
Tem alguma questão? Coloque abaixo nos comentários!
Ângela Barnabé







