loader image

O cálcio é o elemento mais abundante do organismo, Cerca de 99% encontra-se depositado nos ossos e nos dentes, e o restante nos tecidos moles. Para funcionar devidamente, o cálcio necessita de magnésio, fósforo e vitaminas A, C e D.

O principal papel do cálcio em combinação com o fósforo é construir e manter os ossos e os dentes. É também essencial para a contração muscular. Se um músculo não possui cálcio em quantidades suficientes, as suas fibras ficam sem movimento e sem deslizar coordenadamente umas nas outras. Por isso, o musculo não pode contrair-se ou, uma vez contraído, não poderá voltar à posição inicial, causando cãibra.

O cálcio é igualmente importante, em conjunto com o magnésio, na manutenção de um sistema nervoso saudável. Este mineral é um importante auxiliar na coagulação do sangue e ajuda a prevenir a acumulação de excesso de acidez ou alcalinidade no sangue.

Além disso favorece a utilização de ferro pelo organismo, ajuda a ativar várias enzimas e regula a passagem de nutrientes através das paredes celulares.

A ingestão de cálcio é pouco eficiente; normalmente apenas 20-50% do cálcio ingerido é absorvido. A absorção tem lugar no duodeno e cessa na última parte do trato intestinal quando os alimentos se tornam alcalinos. A absorção de cálcio depende da presença de quantidades adequadas de vitamina, que atua com a hormona da paratiroide para regular a quantidade de cálcio de sangue. O fosforo, as vitaminas A e C são igualmente necessários.

Certas substâncias interferem coma absorção de cálcio. Quando quantidades excessivas de gordura se combinam com o cálcio, forma-se um composto insolúvel que não pode ser absorvido. O ácido oxálico, que se encontra no chocolate, nos espinafres e no ruibarbo, produz um composta insolúvel que pode dar formação às pedras nos rins ou na vesicula. Grandes quantidades de ácido fítico, presente no farelo de cereais, podem também obstruir a absorção do cálcio. A quantidade de proteína ingerida é significativa, enquanto que uma ingestão elevada de proteína animal pode diminuir a retenção de cálcio. Os estudos mostram que os vegetarianos têm muitas vezes ossos mais fortes.

Quando se está inativo e em repouso, o cálcio tende a ser retirado dos ossos para ser usado noutros objetivos. Isto é especialmente verdadeiro para pessoas idosas que fazem menos exercício. Após as modificações hormonais da menopausa, as mulheres parecem ficar mais suscetíveis à ação da paratiroide que promove a remoção do cálcio dos ossos.

O resultado é uma gradual desmineralização dos ossos à medida que se avança na idade e uma incidência crescente de fraturas.

Encontram-se grandes quantidades de cálcio nas sementes de sésamo, nos vegetais marinhos, nos vegetais de folhas verdes como a couve, na rama de nabo, da mostarda e de dente de leão e em certo tipo de oleaginosas como as amêndoas e as avelãs.

A raiz e as folhas de consola também contêm grandes quantidades de cálcio.

Marcia Starck – Manual de medicina natural

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Pin It on Pinterest