loader image

cabelos

Urtiga: ponha 300 g de urtiga fresca a ferver, durante 15 minutos, em 3 l de água. Utilize a planta inteira, raízes inclusive. Lave o cabelo com este shampoo.

Capuchinha: 100 g de folhas, flores e sementes de capuchinha, 100 g de folhas frescas de urtiga, 100 g de folhas frescas de buxo. Pique muito bem e ponha a macerar em 500 l de álcool a 90°. Coe, espremendo, numa musselina, perfume a seu gosto e aplique com fricções enérgicas.

Limão: contra os cabelos oleosos, friccione abundantemente o couro cabeludo com o sumo de um limão não diluído. Podem aplicar-se diretamente sobre o couro cabeludo as duas metades do fruto.

Salva: no caso de cabeleiras muito oleosas, friccionar com uma decocção de salva muito concentrada. Fazer as fricções à noite, envolver a cabeça com um lenço e lavar e enxugar na manhã seguinte.

Uma infusão mista contra a caspa: as plantas escolhidas são desta vez a urtiga, a matricária, a bardana, a nogueira e carvalho, em porções iguais: 20 g. Prepare uma infusão com a qual lavará a cabeça uma vez por semana.

Urtiga e álcool: para eliminar a caspa, friccione o couro cabeludo com o líquido obtido através da maceração de 50 g de urtiga em 50cc de álcool, durante quarenta horas. O líquido, depois de filtrado, deve ser guardado num frasco, que fechará hermeticamente, e deve ser utilizado o mais rapidamente possível.

Alecrim e salva: também contra a caspa, uma decocção de alecrim a salva ( uma pitada de cada um ) em 300cc de água a ferver, durante um quarto de hora.

Óleo de rícino: esfregue o couro cabeludo com óleo de rícino misturado com uma porção mínima de álcool.

 

Cabelos secos

Rícino e amêndoas: se tem o cabelo seco, friccione o couro cabeludo com uma mistura constituída por 50 g de óleo de rícino e 50 g de amêndoas moídas.

 

Cabelos baços

Limão: para eliminar a opacidade do cabelo, deve enxaguá-lo repetidas vezes com água fria, onde diluiu o sumo de um limão.

Salsa: ainda para dar brilho a um cabelo baço enxague diversas vezes com uma decocção de salsa (basta um punhado de folhas para um litro de água.)

Retirado do livroAs plantas nossas amigas – A beleza pelas plantas

Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou  Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva.

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Pin It on Pinterest