
Framboeseiro (Rubus idaeus L.) – Tonifica e refresca
Dioscórides, há quase dois mil anos, já recomendava, na sua Matéria Médica, as framboesas “contra as fraquezas do estômago”. Hoje continuam a ser tão refrescantes e tonificantes como antigamente, e constituem uma fonte de vitaminas.
Propriedades e Indicações:
Os frutos contêm pectina, açúcares, ácidos orgânicos, sais minerais e vitaminas A, B e, sobretudo, C. As flores e as folhas contêm, além disso, taninos.
Os frutos possuem propriedades aperitivas, antiescorbúticas, refrescantes e tonificantes. São muito recomendáveis como refresco no caso de doenças febris. As curas de framboesas tornam-se úteis contra a prisão de ventre, o reumatismo e a insuficiência renal e hepática. Estimulam o metabolismo, especialmente os processos de desintoxicação e eliminação de resíduos orgânicos (1).
As flores e as folhas são adstringentes, graças ao seu conteúdo em tanino. Usam-se em infusão como antidiarreicas (2) e em bochechos e gargarejos, contra as inflamações das gengivas e da garganta (3).
Preparação e emprego
Uso interno
1-Os frutos comem-se como sobremesa, frescos se for possível, ou, se não, em compota ou doce.
2- Infusão de folhas e flores: (30-40 g por litro de água). Tomam-se 2 ou 3 chávenas por dia.
Uso externo
3- Bochechos e gargarejos com a mesma infusão que se usa internamente.
Outros nomes: framboesa, amora-framboesa. Esp.: frambueso, sangüeso, chardón, chardonera, mora [de montel, fresal de montafra. Fr.: framboisier. Ing.: [garden] raspberry, [European] red raspberry.
Habitat: Cria-se entre rochas de xisto ou granito, nas regiões montanhosas da Europa. Pouco cultivado em Portugal. Encontra-se naturalizado no continente americano.
Descrição: Arbusto da família das Rosáceas, que mede de 1 a 2 m de altura. Os caules são espinhosos, embora não tão fortes como as da sarça. As folhas são esbranquiçadas pela face inferior. As flores são pequenas, e de um branco esverdeado.
Partes utilizadas: os frutos, as flores e as folhas.
Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2, de Jorge D. Pamplona Roger
Composto e postado por Ângela Barnabé



