
Acufeno é um zumbido crónico nos ouvidos, embora às vezes seja como um ronco ou um guincho. Os médicos não sabem realmente qual a causa e frequentemente têm pouco êxito com o tratamento. Felizmente, existem alternativas naturais que podem ajudar.

“Ginkgo” (Ginkgo biloba)
Centenas de estudos europeus confirmaram o uso de ginkgo normalizado para uma ampla variedade de afecções associadas ao envelhecimento, incluindo acufenos, vertigem, perda de memória e má circulação . O ginkgo não resulta em todos os casos de acufenos , mas seria a primeira erva que eu tentaria. Os constituintes activos da folha de ginkgo, os ginkgólidos, ocorrem em níveis de concentração demasiado diluídos para permitir o seu uso como chá ou tintura. A forma de obter o ginkgo é através de um extracto normalizado de 50:1, o que significa que existem 25kg de folhas de ginkgo em 500 g de extracto. Teria de comprar o extracto na farmácia ou na loja de produtos :aturais; veja se na etiqueta aparece 50:1. Os peritos recomendam que se tome 40 mg de extracto de ginkgo três vezes por dia para tratar os acufenos.
Gergelim/Sésamo (Sesamum indicum)
Os ervanários chineses recomendam as sementes de gergelim (sésamo) para tratar os acufenos, a visão turva e os enjoos. Se quiser experimentar com as sementes de gergelim, provavelmente não lhe fará mal nenhum se as juntar às refeições. Ou experimente tahini, uma manteiga semelhante à do amendoim (alcagoita) feita com sementes de gergelim, ou halvah, que é o caramelo de gergelim.


“Cohosh” preto (Cimifuga racemosa)
No seu manual feminista de plantas chamado The Roots of Healing (Os Fundamentos da Cura), Deb Soule, uma destacada ervanária do Maine e fundadora da Avena Botanicals, empresa de produtos botânicos, resolveu o problema a um flautista profissional seu vizinho que há anos sofria de acufenos. Este vizinho tomou tintura de cohosh preto durante várias semanas e os acufenos praticamente desapareceram-lhe. O flautista converteu-se em discípulo dela. Deb acrescenta que o cohosh preto e o ginkgo são uma boa combinação.
Hidraste (Hidrastis canadensis)
O ervanário britânico David Hoffmann, autor de The Herbal Handbook e um dos meus ervanários favoritos, sugere que o hidraste pode ajudar em alguns casos de acufenos. Parece que vale a pena experimentá-lo.


Pervinca/Vinca (Vinca minor)
Esta planta que cobre o solo adorna as minhas encostas arenosas expostas ao sol, mas nunca ouvira dizer que se usava com fins medicinais até que revi uma referência feita pelo Dr. Rudolph Fritz Weiss, o mais famoso dos médicos alemães que usam plantas medicinais e é autor de Herbal Medicine. O Dr. Weiss informa que a pervinca contém vincamina um composto químico que, diz-se, dá bons resultados no tratamento dos acufenos e do síndroma de Meniêre. Sugere que se tome 20 mg da erva seca três vezes por dia. Não obstante, como há certas reservas quanto à segurança desta planta, o leitor deve seguir os conselhos do seu médico se desejar experimentá-la.
Espinafre (Spinacia oleracea) e outros alimentos com zinco.
O Dr. Melvyn Werbach, professor clínico auxiliar de psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, Los Angeles, e autor de Nutritional Influences on lllness, notou que a deficiência em zinco parecia estar associada aos acufenos e a certos tipos de perda de audição, pelo que sugere que se tome 60 mg-20 mg de zinco por dia. Trata-se de uma grande quantidade de zinco (a Dose Diária Recomendada é de 15 mg), pelo que o leitor não deve experimentar esta terapia sem consultar o seu médico. Eu preferiria aumentar simplesmente a quantidade de zinco que se obtém através dos alimentos. De acordo com a minha base de dados, as boas fontes de zinco incluem o espinafre (a melhor), a salsa, a couve frisada, a couve-de-bruxelas, o pepino, o feijão verde, a chicória-do-café, os cowpeas (uma espécie de grão-de-bico), passa de ameixa e espargo. Duvido que alguém consiga obter 60 mg de zinco por dia só através de uma dieta, mas o leitor pode, isso sim, propor-se obter todo o zinco possível dos seus alimentos enquanto experimenta outras ervas para tratar os acufenos. Também posso recomendar-lhe que prepare uma saborosa «Sopa de Zinco». Junte qualquer um ou todos os vegetais mencionados (menos as passas de ameixa) a uma boa sopa de vegetais.

Ervas que deve evitar. Se os acufenos estão a incomodá-lo, não tome aspirina nem ervas semelhantes à aspirina, como a casca de salgueiro, a ulmária e a gaultéria, porque doses elevadas de aspirina podem provocar zumbidos nos ouvidos. Também vi informações segundo as quais outras ervas podem agravar os acufenos, entre elas a quineira, o pilriteiro-negro e a uva-ursina.