loader image

acne

O seu nome, derivado do grego, significa “tudo o que aflora”. No caso vertente, trata-se de pequenas pústulas que desfiguram o rosto e frequentemente a região superior das costas. As causas da acne são diversas e estão por vezes ligadas à assimilação, à desorganização hormonal que acompanha a puberdade, mas podem ser também de origem nervosa.

Tisana calmante: eis uma tisana calmante que deve ser tomada, todas as noites, durante 2 meses: 10 g de aquileia milefólio, 5 g de hortelã, 5 g de tomilho, 10 g de tília, tudo isto numa chávena de água a ferver, onde deve permanecer em infusão durante três minutos.

Compressa cicatrizante de aquileia milefólio: hemostática e cicatrizante, a aquileia milefólio será utilizada com resultados seguros: flores e folhas frescas, pisadas, colocadas como emplastro sobre os botões de acne infectados.

Compressa de bardana: de uma maneira geral, as compressas de raízes e de folhas frescas de bardana – essa planta bem conhecida pelas crianças, que brincam com as suas “tranças” – são eficazes em todos os casos de afeções cutâneas, a começar pela acne, mas também furúnculos, impigens, eczema, herpes, dermatoses de todas as espécies. Paralelamente, poderá preparar com raízes frescas:

Infusão de bardana: 50 a 60 g de raízes frescas, em infusão, em 1 l de água, para ingerir uma média de quatro a cinco chávenas por dia. Esta infusão completa, internamente, a ação antitóxica das compressas.

Decocção de cavalinha: 100 g de caules secos por litro, numa decocção que deve ferver suavemente durante 10 a 15 minutos. Esta loção deve ser usada diariamente na altura da toilette.

Decocção de casca de olmo: encontrará a casca de olmo de dois anos, que servirá para preparar duas decocções, cuja ação, interna e externa, se reforçará mutuamente, atacando com eficácia a acne em todas as frentes.

Beber três vezes por dia, antes das refeições, uma chávena de decocção assim preparada: 30 a 40 g de casca cortada para cada litro de água, mergulhar em frio durante 15 minutos, ferver 10 minutos e deixar permanecer em infusão também 10 minutos.

Em loção e em compressas, uma preparada da mesma maneira, mas com 90 g de casca.

Tisana de azedas: resolve muitos dos problemas que a pele nos põe: acne, furunculose, impigens, eczema. Três chávenas por dia de uma infusão de folhas de azeda serão de grande auxílio: 20 a 30 g de folhas para 1 l de água a ferver, deixadas em infusão durante 10 minutos.

Decocção de espinafres: triture 200 g de espinafres e coza-os numa panela cheia de leite. Quando estiverem bem cozidos, apague o lume, deixe arrefecer e aplique-os sobre o rosto durante 30 a 40 minutos. Limparão profundamente a pele e atenuarão a acne.

Suco de espinafres: pisar e triturar espinafres frescos e aplicar o suco resultante sobre o rosto durante cerca de meia hora. Serve para deixar a pele lisa e para atenuar o mal-estar causado pela acne.

Espinafres e óleo de amêndoas: ferva os espinafres em leite durante cinco minutos, retire-os do lume e adicione-lhes uma colherzinha de óleo de amêndoas. Aplique a papa depois de morna sobre o rosto e deixe arrefecer. Limpe com um algodão embebido em água muito fria ou água de rosas.

Decocção mista contra a acne: faça decocção com 20 g de centáurea, 20 g de salsaparilha, 20 g de flores de violeta, 20 g de fumária e 20 g de amor-perfeito selvagem. Beba três vezes ao dia uma chávena deste preparado, fora das refeições.

Bardana, salva e tanchagem contra a acne: lavar frequentemente o rosto com uma decocção filtrada e tépida de bardana, salva e tanchagem (um punhado de cada planta). Além disso, poderá utilizar para o mesmo fim a laranja. Aplique sobre o rosto, várias vezes ao dia e duas ou três vezes por semana, o sumo de uma laranja.

Hera: para secar as inestéticas borbulhas do rosto, aplicar folhas frescas de hera finamente triturada.

Emplastros externos: apesar da acentuada ação das medicações internas que já indicámos, não restam dúvidas de que os êxitos mais retumbantes se obtêm à custa dos emplastros externos, dos quais já indicámos alguns. É pois aconselhável a aplicação de emplastros ou máscaras muito quentes à base de água quente e argila verde em pó a que se adiciona uma colher de café de essência de salva. Estende-se sobre as superfícies afetadas em camadas espessas, que se conservam durante dez minutos a um quarto de hora, todos os dias, e que se retiram com água morna.

“Peeling” antiacne: aplique sobre o rosto e partes afetadas um gelo de plantas aromáticas cicatrizantes e ácido retinóico ou vitamina A ácida. Este gelo vai provocar uma esfoliação suave que rejuvenesce a trama elástica da pele. Multiplica as fibras elásticas e faz proliferar as células novas.

Dermaroma: é muito importante, no tratamento da acne, a forma de tirar a pintura do rosto e de limpar a pele. Será pois altamente benéfica uma lavagem diária, cuidadosa e completa, dos pés à cabeça com sabão simples e, em seguida, a passagem pelas zonas atingidas com uma loção feita com meio copo de água morna e cinquenta gotas de dermaroma. Eis a sua receita: 10 g de alfazema, 5 g de gerânio, 5 g de rosmaninho, 1 g de eucalipto, 2,5 g de salva, 2,5 g de tomilho, 2,5 g de cipreste, 25 g de manjerico, 5 g de bálsamo-do-peru e q.b.p. 100 cc de excipiente.

Máscaras de beleza: a máscara de polén é excelente, pois o encerra todos os elementos indispensáveis à vida dos organismos animais e vegetais. A sua composição excepcional faz dele uma substancia «seminal da vida», ou seja, um produto capaz de regenerar as células envelhecidas deterioradas da pele. Para aumentar e facilitar a sua capacidade de penetração, convém associá-lo a um propileno glicol adoçado com mel.

Óleo antiacne: este óleo, cuja composição passamos a indicar, também é indicado para os vergões. TM: cavalinha – 20 g, calêndula – 5 g, fitolaca decandra — 5 g, espinheiro-alvar – 10 g e 100 cc q.b.p. de óleo de amêndoas-doces.

Para limpar a pele, infusão de dente-de-leão: é um excelente depurativo, que séculos de utilização garantem como o melhor para fazer desaparecer muitas das causas, internas, dos males que afectam a pele. Três a seis chávenas de infusão, que podem preparar na Primavera com as folhas frescas, garantem ao seu organismo uma «grande limpeza de Primavera». Eis a receita, muito simples: 30 a 60 g de dente-de-leão por litro de água a ferver. Esta infusão também pode ser preparada com folhas secas, mas recomendamos que acrescentem ao «tratamento interno» as horas de passeio ao ar livre que lhe serão necessárias para fazer a colheita.

O pepino, um excelente leite de limpeza: para limpar profundamente a pele, corte em pedacinhos pequenos um pepino bem maduro e ferva em meio litro água durante aproximadamente vinte minutos. Então apague o lume e filtre o liquido obtido, espremendo bem o pepino a fim de recolher a maior quantidade possível de sucmo. Adicione a este preparado algumas colheres água mineral sem gás e bem cheia de glicerina. Misture tudo muito e aplique como leite de beleza.

Máscara rápida de abóbora: tão simples e tão eficaz: aplique várias rodelas delgadas de abóbora sobre o rosto.

Toranjas e salva: para limpar bem a pele, recorra ao sumo de toranjas, que além de ser óptimo detergente é muito refrescante. Também a infusão de folhas de salva tem o mesmo efeito: coloque um punhado de folhas de salva a ferver em 300 cc de água. Filtre e verta para um frasquinho.

 

Retirado do livro: As plantas nossas amigas – A beleza pelas plantas

Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou  Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva.

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Pin It on Pinterest