
O sódio encontra-se predominantemente nos fluidos orgânicos extra celulares.
A restante quantidade encontra-se nos ossos. Juntamente com o potássio, o sódio uniformiza o fator ácido/alcalino no sangue e ajuda a regular o equilíbrio de água no organismo. O sódio e o potássio estão também relacionados com a contração e expansão dos músculos e a estimulação nervosa.
O sódio mantém a solubilidade dos outros minerais do sangue, de modo que não se depositem na corrente sanguínea. Atua com o cloro para melhorar a saúde da linfa e do sangue e é necessário para a produção de ácido hidroclorídrico no estômag
O sódio é absorvido no intestino delgado e no estômago e depois filtrado e transportado pelo sangue até aos rins. O excesso é eliminado na urina.
A hormona adrenal aldosterona regula o metabolismo do sódio.
Os excessos de sódio são muito mais facilmente descobertos que as deficiências.
O excesso pode causar uma anormal retenção de fluidos acompanhada de tonturas e tornozelos, pernas e rosto inchados. O excesso contribui igualmente para o aumento da tensão arterial.
As dietas pobres em sódio são importantes, particularmente eliminando o sal de mesa e substituindo-o por temperos de ervas sem sal (por exemplo: Bio-sal, a mistura de ervas da Suíça que incluí vários compostos de potássio: o tempero mineral do Dr. Bonner; o Veg-lt, o tempero vegetal com baixo teor de sódio: e o Tempero Mar-Terra de Wachter, um tempero delicioso com alho, pimento verde, vários vegetais e especiarias, mas sem sal). O molho de soja, o tamari (molho de soja fermentado naturalmente) e a sopa de miso são ricos em sódio.
Quando uma deficiência de sódio ocorre, pode causar gases intestinais, perda de peso, vómitos e diminuição muscular. A conversão de hidratos de carbono em gorduras para a digestão é prejudicada quando o sódio está ausente.
Os alimentos equilibrados ricos em sódio incluem as algas marinhas, como a dulse, a hijiki, a arame, a nori, a wakame, a kombu e a kelp e o marisco.
Manual completo da medicina natural – Marcia Stark



