Os bioflavonóides são compostos por um grupo de substancias que aparecem nos frutos e vegetais em conjunção com a vitamina C.
Os componentes dos bioflavonóides são os citrinos,a hesperidina, a rutina, as flavonas e os flavonóides foram descobertos nos segmentos brancos dos frutos cítricos.
Uma das suas utilizações tem a absorção da vitamina C,.
Eles ajudam a vitamina C a manter o colágenio, o cimento intracelular, em condições de boa saúde.
Aumentam a força dos capilares, ajudam a prevenir a hemorragia nos capilares, e nos tecidos conjuntivos e constroem uma barreira protectora contra infecções.
Juntamente com a vitamina C, são úteis no tratamento de sangramento de gengivas, eczema, reumatismo e febre reumática. Os bioflavonóides são igualmente importantes no tratamento de alergias e asma.
A vitamina P é benéfica no tratamento de distrofia muscular porque ajuda a baixar a tensão arterial. Realizaram-se estudos sobre o uso de bioflavonóides em casos de artrite reumatóide, verificando-se uma importante melhoria. Trinta e seis pacientes com hemorragias provocadas por úlceras duodenal foram igualmente tratados com bioflavonóides numa mistura de sumo de laranja /leite/gelatina. A hemorragia cessou num período de quatro dias e na maioria dos casos nunca mais se manifestou.
A rutina um dos bioflavonoides, é importante no tratamento de doenças renais.
Os bioflavoides são absorvidos a partir do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea.
A quantidade em excesso é excretada através da urina e da transpiração. Os sintomas de deficiência relacionam-se com as deficiências de vitamina C- a tendência acrescida para o aparecimento de hemorragias e contusões fáceis .
A vitamina P encontra-se no trigo-mourisco, rebentos de trigo-mourisco , botões de rosa, limão, amora, groselha preta, uvas, cereja, toranja, laranja e certas ervas como a erva-de-são-João.
In “Manual Completo de Medicina Natural” – Marcia Stark



