
Quando surge no rosto um inestético furúnculo a primeira tentação é sempre suprimi-lo, porém aconselhamos a não o fazer, pois o resultado seria mais desagradável e visível. Poderiam ficar cicatrizes- as feias crateras- e provocar infeções se não se desinfetasse convenientemente o rosto, devido à substância líquida purulenta que dele sai. É preferível deixá-lo secar e desaparecer por si mesmo o mais rapidamente possível. Eis aqui alguns «remédios»…à base de plantas claro!
Cataplasma composta: triture conjuntamente folhas frescas de alho francês, folhas frescas de silva, folhas frescas de calêndula e folhas frescas de malva. Aplique esta cataplasma de folhas pisadas sobre os furúnculos e verá que eles rebentarão e secarão muito rapidamente.
Batata: colocar sobre o furúnculo uma rodela de batata e deixá-la permanecer durante alguns minutos. Repetir esta operação.
Tanchagem: mais um processo simples e eficaz: faça aplicações com folhas de tanchagem bem trituradas.
Decocção de centáurea: faça uma decocção com cerca de 200g de folhas de centáurea em 1l de água e beba-a em pequenos golos ao longo do dia. Providencie para que a tisana fique muito bem diluída.
Cebola: fazer aplicações locais com uma cebola cortada.
Uma panaceia contra os furúnculos: para secar os furúnculos purulentos, 50g de «bálsamo dos monges» numa compressa húmida e muito quente sob a forma de penso ou ligadura, que se renovará quando secar. Quando se observarem melhoras, torna-se desnecessário recorrer novamente às compressas, sendo então suficiente untar os furúnculos com algumas gotas para consolidar a cura. Falta-nos dizer o que é este «balsamo dos monges», divulgado pelos monges do monte Atos entre os peregrinos: nada mais nada menos que o dermaroma, cuja receita já fornecemos a propósito do tratamento antiacne.
Folhas de malva para secar os furúnculos: aplicar sobre o furúnculo folhas frescas de malva bem esmagadas.
Pomada de arnica: se um furúnculo surge de imprevisto, limite-se a untá-lo com uma pomada que se obtém misturando duas colherezinhas de mel com uma colher de tintura de arnica (10g de arnica seca macerada durante 15 dias em cerca de 100cc de álcool, em seguida filtrar e guardar num recipiente adequado).
Infusão de arnica: lavar frequentes vezes o furúnculo com um tampão de algodão embebido numa infusão de arnica, feita com uma pitada de flores mergulhadas em 200cc de água a ferver.
Alteia e urtiga: colocar sobre o furúnculo folhas de alteia bem lavadas e cortadas. Poderá proceder do mesmo modo com as folhas de urtiga.
Retirado do livro: As plantas nossas amigas – A beleza pelas plantas
Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva.

 
					

