Próstata – Caráter masculino.
A próstata está situada na região pélvica. Circunda o colo da bexiga e a parte inicial da uretra. E constituída por tecido glandular e muscular. A sua principal função consiste na secreção de uma substância líquida, que é misturada ao esperma na uretra no momento da ejaculação. Esse líquido ativa os espermatozóides, dando consistência e viscosidade ao sémem. A próstata também desempenha um importante papel no mecanismo que regula o fluxo urinário.
Metafisicamente, a próstata refere-se às características individuais do homem. O seu estilo natural e a maneira de proceder numa situação. Esses aspectos são evidentes na figura masculina. É difícil para o homem admitir que exista outro jeito de atuar na vida que seja melhor que o dele. Mesmo não alcançando os melhores resultados atuando à sua maneira, persiste naquele procedimento, resiste em adotar outros comportamentos.
Para ele é muito importante alcançar os objetivos agindo à sua maneira. E isso que o faz sentir-se vigoroso e capacitado. Participar ativamente das situações que o cercam é imprescindível para a figura masculina. Ao perder o referencial de si mesmo, sabotando as suas características, o homem compromete o seu caráter, amargando uma das maiores derrotas, que é ver seu estilo massacrado por uma realidade que deteriora sua integridade. Caso o homem não preserve seu modo de ser, ainda que seja aceite pelos outros e até alcance os seus objetivos, não se sentirá realizado e feliz.
Lembre-se! Não adianta você conquistar tudo na vida e perder o seu caráter. Se você não preservar o seu estilo, mesmo usufruindo de privilégios ou tendo muitos bens materiais, será uma pessoa infeliz, pois perdeu o que há de mais valioso na vida. Para que o homem seja feliz e bem-sucedido precisa renovar-se e aprimorar-se, mas nunca anular-se, deixando de ser o que é ou de fazer o que gosta só para contentar os outros ou ser aprovado pelo meio.
Fonte: Metafísica da Saúde vol. 2 Sistemas Circulatório, Urinário e Reprodutor, Valcapelli & Gasparetto (Adaptado)
Composto e postado por Ângela Barnabé