loader image
Psoríase e Aloés

O que é a psoríase?

A psoríase é uma doença auto-imune que afeta a pele, manifestando-se sob a forma de placas, sobretudo nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, palmas das mãos e plantas dos pés. A pele de uma pessoa que sofre de psoríase está constantemente a pelar e a inflamar, o que causa muita comichão e desconforto.

É uma doença crónica, o que significa que apenas a recuperação poderá levar a um desaparecimento total da doença. Mas, existem algumas formas naturais de aliviar os sintomas.

Como utilizar o Aloés no tratamento da psoríase?

A hidratação da pele e a utilização de sabões neutros são duas formas de atenuar os sintomas causados pela psoríase.

O aloés, pela sua capacidade de regenerar células, poderá, no caso da psoríase, equilibrar a produção celular, o que irá minimizar a sobreprodução de células cutâneas.

Para além disso, a aplicação do gel de aloés na pele irá hidratar a mesma e as suas propriedades anti-inflamatórias irão diminuir a inflamação local, aliviando a comichão e trazendo uma sensação de frescura.

Um estudo realizado por uma equipa de médicos (Drs. Syed, Ahmad, Holt e Afzal) demonstrou que a aplicação assídua de cremes à base de extracto de aloés levou a uma melhoria significativa da escamação da pele e da comichão e inflamação e, em alguns casos, ao desaparecimento total dos sintomas da psoríase.

Estudos também demonstram que a utilização simultânea do gel de aloés via interna e externa é a forma mais eficaz de utilizar esta planta no tratamento da psoríase.

Para uso externo, poderemos usar o gel fresco de aloés (tendo cuidado para não usarmos a seiva amarelada), ou então um creme à base de aloés, que não contenha substâncias prejudiciais, tais como corticóides.

Para uso interno, o xarope do Padre Romano, feito com gel de aloés, mel e álcool de cereais, é uma das melhores opções, sendo que o consumo do gel puro de aloé, ou até mesmo do interior da folha também poderá ser uma opção viável.

A limpeza com sabões neutros, tal como o sabão azul e branco, também irá beneficiar a pele afetada pela psoríase, por não interferir com o pH normal da pele.

Podemos afirmar que o aloés é um excelente amigo da pele, sendo que podemos aplicá-lo como creme de beleza e teremos uma pele limpa, fresca e saudável.

Ângela Barnabé

Referências: Lecardonnel M. O Novo Guia do Aloés, Receitas Práticas para a sua saúde. P.P.S., 2000

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Pin It on Pinterest