loader image

Piteira (Agave americana L.) – Depurativo e diurético

Conhecem-se mais de 150 espécies de piteira ou agave, muito semelhantes no aspecto e nas propriedades que apresentam, repartidas pelo México e por toda a América Central, que eram empregadas pelos antigos Astecas com fins medicinais.

Foram introduzidas na Península no século XVI, e espalharam-se rapidamente pela costa mediterrânica. Da piteira e espécies similares, obtém- se uma fibra com a qual se fabricam cordas.

As folhas carnudas de algumas espécies que se criam no México produzem uma seiva ou suco açucarado, ali chamada ‘aguamiel’, a partir da qual se preparam diversas bebidas alcoólicas muito tóxicas devido ao seu elevado grau alcoólico, algumas das quais conhecidas por ‘pulque’, ‘mezcal’ e ‘tequila’.


Propriedades e Indicações:

Todas as plantas do género Agave contêm glicósidos esteróides, entre os quais se destaca a hecogenina, assim como saponinas. A eles se deve o efeito diurético e depurativo que a raiz e as folhas exercem sobre o sangue, pelo que se usam com bons resultados em caso de edemas e retenção de líquidos (1).

No México e nos países da América Central, o agave usa-se tradicionalmente em doenças infecciosas, em transtornos digestivos e em casos de icterícia ou de hepatite.

Exteriormente, o sumo ou seiva que mana do caule é vulnerário e cicatrizante. Aplica-se em compressas sobre contusões e feridas da pele (2).


Preparação e Emprego

Uso interno

1-Infusão com 30 g de raiz ou de folhas secas trituradas num litro de água, de que se bebem 3 ou 4 chávenas por dia, adoçadas com mel.

Uso externo

2-Compressas com o sumo ou seiva das folhas, que se aplicam sobre a zona da pele afectada.


Outros nomes: agave, pita. Esp.: agave, [pita] maguey, pita [americana], pitera, mezcal, henequén, cabuya, cocuiza, calamaco. Fr.: agave [d’Amérique]. Ing.: agave, century plant.

Habitat: Planta originária da América Central, própria dos terrenos altos e semiáridos. Extensamente cultivada no vale de Oaxaca (México). Encontra-se naturalizada nos países mediterrâneos, especialmente em parques e jardins.

Descrição: Planta da família das Amarilidáceas, que se destaca pelas suas grandes folhas basais (de um metro ou mais de comprimento), carnudas, terminadas em ponta, e com os bordos espinhosos. As flores reúnem-se num caule central de até 6 m de altura.

Partes utilizadas: a raiz, as folhas e a seiva.


Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2,  de Jorge D. Pamplona Roger

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Pin It on Pinterest