ortissifão

Ortossifão (Orthosiphon stamineus Benth.) – Reduz o peso e o colesterol

O chá-de-java, ou ortossifão, usa-se desde épocas remotas na Indonésia e noutros países do Sudeste Asiático. Na Europa foi introduzido nos fins do século XIX por viajantes holandeses. O agradável aroma e as notáveis propriedades medicinais que possui têm facilitado a sua difusão por todo o mundo.

Propriedades e Indicações:

Embora ainda não se conheça bem a sua composição, encontraram-se-lhe abundantes sais potássicos, a que deve a sua acção diurética, e um princípio amargo que explica as suas propriedades colagogas; encontram-se também derivados terpénicos (ortossifonol), saponinas, colina e um óleo essencial.

Diurético enérgico, que favorece a eliminação de resíduos orgânicos nitrogenados (especialmente a ureia). Recomenda-se na insuficiência renal, na retenção de líquidos (edemas e ascites), e na litíase renal (1). A sua principal aplicação é, porém, como complemento nas dietas de emagrecimento, devido à sua ação diurética, depurativa e redutora do colesterol (1). Desconhece-se o mecanismo mediante o qual faz descer o nível de colesterol no sangue.

Colagogo: Usa-se nos transtornos da motilidade da vesícula biliar (coledisquinesias), geralmente devidos a atonia (preguiça) da vesícula. Pelo seu efeito colagogo estimula o esvaziamento da bílis (1).

Preparação e Emprego

Uso Interno

1- Infusão com 20-30 g por litro, de água, de que se toma uma chávena antes de cada refeição.

Espécie afim: Orthosiphon grandiflorus Bold

Outros nomes: chá-de-java Esp.: ortosifon, té de Java, koumis. Fr.: orthosiphon. Ing.: Javan tea.

Habitat: Originário da ilha de Java (Indonésia), e espalhado pela Birmânia , Tailândia, Filipinas e Nordeste da Austrália.

Descrição: Planta vivaz da família das Labiadas, que atinge 40-60 cm de altura. Tem caule quadrangular e inflorescências em espiga , de cor púrpura, azulada ou branca.

Partes utilizadas: as folhas e as flores.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2, de Jorge D. Pamplona Roger

Composto e postado por Ângela Barnabé

Pode também gostar de:

Holler Box

Pin It on Pinterest