faia
Faia (Fagus silvatica L.) – O carvão da sua madeira é muito medicinal

Os frutos da faia não se devem comer em grandes quantidades, pois que parece existir na sua casca qualquer substância ligeiramente tóxica não identificada, que pode causar dor de cabeça.

Propriedades e Indicações:

O carvão vegetal obtido da madeira de faia é excelente para combater as fermentações e gases intestinais, as colites e as diarreias, pelo seu poderoso efeito absorvente e desinfectante (1). Também se torna útil como dentífrico e como antídoto universal contra toda a espécie de intoxicações. Da sua madeira também se extrai o creosote, um expectorante e anti-séptico das rias respiratórias rico em gaiacol, que entra na composição de numerosos xaropes. A casca contém abundantes taninos. É adstringente (recomendada em diarreias e disenterias), vermífuga (faz expulsar os parasitas intestinais) e tonificante (2).

Preparação e emprego

Uso interno

1-Carvão: Tomam-se 10-20 g do carvão, até 5 vezes ao dia, dissolvido em água ou mastigado tal como se encontra. Em casos graves, podem tomar-se até 100 g de uma só vez.

2-Decocção da casca: 60 g de casca dos ramos por litro de água. É preciso deixá-la ferver até que o líquido fique reduzido a metade, e tomam-se 2 ou 3 chávenas por dia. Como vermífugo, tomam-se, durante 5 dias, 2 chávenas por dia, em jejum.

Outros nomes: faia-europeia. Esp.: haya, coscojo, faya, fue. Fr.: hêtre [commun], fayard. Ing.: [common] beech, European beech.

Habitat: Forma extensos bosques em toda a Europa, excepto no litoral mediterrânico. Naturalizada no continente americano.

Descrição: Árvore de grande porte, que chega a atingir 40 m de altura, da família das Fagáceas. Os bordos das suas folhas acham-se cobertos de pequenos e suaves pelos. Os seus frutos têm alguma semelhança com as castanhas.

Partes utilizadas: A madeira e a casca dos ramos.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2, de Jorge D. Pamplona Roger

Composto e postado por Ângela Barnabé

Pode também gostar de:

    None Found

Holler Box

Pin It on Pinterest