erva coalheira

Erva-coalheira (Galium verum L.) – Coalha  o leite e ajuda a digestão

As atraentes flores da erva-coalheira cheiram delicadamente a mel. Seguindo a recomendação de Galeno, têm sido utilizadas desde há mais de vinte séculos para coalhar o leite (gala/galaktos, em grego). Continuam a fabricar-se com  esta planta, hoje, excelentes queijos, como o Chester.

Propriedades e Indicações:

Toda a planta contém asperulósido, glicósidos flavonóides e cumarínicos, assim como pequenas quantidades de um fermento láctico, cujo efeito é reforçado pelo conteúdo da planta em ácidos cítrico e tânico.

São estas as suas propriedades:

Antiespasmódica: Recomenda-se para dispepsias funcionais (má digestão devida a nervosismo), pelo seu efeito relaxante e sedativo sobre a musculatura dos órgãos digestivos (1).

Diurética: O seu uso é indicado nas afecções das vias urinárias (litíase renal, cistite), hidropisia ou edemas (retenção de líquidos nos tecidos) e obesidade (1).

Vulnerária: Aplicada externamente, a erva-coalheira contribui para a cicatrização de feridas e a cura de golpes e contusões (2).

Preparação e emprego

Uso interno

1-Infusão com 10-20 g de planta por litro de água, de que se tomam 3 chávenas por dia.

Uso externo

2-Compressas: Preparadas com esta mesma infusão, porém mais concentrada (30-40 g por litro). Aplicam-se sobre a zona da pele lesionada.

Outros nomes: coalha-leite, erva-do-coalho, galião. Esp.: galio, cuajaleche, hierba sanjuanera, presera. Fr.: caille-lait, gaillet. Ing.: [yellow] bedstraw.

Habitat: Comum nos prados e bosques de toda a Europa. Naturalizada em regiões temperadas do continente americano.

 Descrição: Planta vivaz da família das Bubiáceas, que atinge de 20 a 80 cm de altura. As suas pequenas flores, que se apresentam em cachos terminais, são amarelas.

Partes utilizadas: as sumidades floridas.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2, de Jorge D. Pamplona Roger

Composto e postado por Ângela Barnabé

Pode também gostar de:

    None Found

Holler Box

Pin It on Pinterest