Cainito (Chrysophyllum caimito L.) – Um fruto saboroso e medicinal

O cainito é uma das árvores mais vistosas da América tropical. O seu  fruto é refrescante e de um sabor muito agradável.

Não é, pois, estranho que se procurem nele propriedades medicinais, que de facto as tem, ainda que até agora não tenham sido confirmadas cientificamente. A sabedoria popular tem nestes casos a palavra.

Propriedades e Indicações:

A polpa dos frutos contém 15 g de glícidos (hidratos de carbono) por cada 100 g de parte comestível, 2 g de lípidos (gordura), e 1 g de prótidos; além de sais minerais e pequenas quantidades de vitamina A, B e C. Os frutos são adstringentes, e servem particularmente aos viajantes atacados de diarreias, facto frequente nos trópicos (1).

Segundo a tradição, as folhas aplicadas pela sua face interior sobre as chagas, fazem-nas supurar e depois cicatrizar; aplicadas pela face superior sobre as feridas, detêm a hemorragia.

A casca da árvore, as folhas e também a casca do fruto, têm efeito balsâmico (suavizam as mucosas respiratórias) e febrífugo, pelo que se utilizam nos casos de bronquite e constipações (2).

Preparação e Emprego:

Uso Interno

1-Frutos: podem comer-se à vontade.

2-Decocção de casca e folhas, à razão de 30-50 g por litro de água. Tomam-se de 3 a 5 chávenas quentes por dia.

Outros nomes: cainiti, caniquié. Brasil: caimito. Esp.: caimito [morado], caimo, maduraverde, teta de burra. Fr.: caimite. Ing.: caimito, star-apple.

Habitat: Oriundo das Antilhas. Encontra-se nas zonas tropicais  do México e da América Central.

Descrição: Árvore da família das Sapotáceas, que pode atingir os 15 m de altura, frequentemente cultivada como ornamental, pelo seu belo aspeto. As folhas têm uma penugem sedosa e de cor dourada na página superior. O fruto é redondo, de uns 10cm de diâmetro.

Partes utilizadas: Os frutos, as folhas e a casca.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.1, de Jorge D. Pamplona Roger

Composto e postado por Ângela Barnabé

Pode também gostar de:

    None Found

Holler Box

Pin It on Pinterest