loader image

Abelmosco (Hibiscus abelmoschus L.) –  Fragrância que relaxa e tranquiliza

As sementes do abelmosco são muito apreciadas pelos perfumistas hindus e árabes, que as utilizam, além disso, como afrodisíaco. Pela acção do calor ou da fricção, soltam um intenso aroma a almíscar e a âmbar. Nalguns lugares da América Central, juntam-nas ao café, para que este fique mais aromático.

Propriedades e Indicações:

As sementes contêm um óleo essencial com acentuado efeito antiespasmódico, ou seja, capaz de relaxar os músculos das vísceras ocas espasmadas. Por isso se empregam com êxito para acalmar as cólicas intestinais, biliares ou renais, assim como os espasmos uterinos que acompanham a menstruação dolorosa (dismenorreia) (1).

Também têm um efeito sedativo sobre o sistema nervoso.

Preparação e emprego

Uso interno

1- Infusão de 50 g de sementes por litro de água. Tomar 2 ou 3 chávenas diárias.

Outros nomes: hibisco. Esp.: abelmosco, almizcle [vegetal], algalia, anaucho, lagarto. Fr.: Ambrette, graine à musc. lng.: abelmosk, muskmallow.

Habitat: Originário da índia, encontra-se com bastante frequência nas zonas tropicais da América Central. Cultiva-se nas Antilhas e na Guiana.

Descrição: Arbusto da família das Malváceas, que atinge até 2 m de altura. As suas folhas apresentam vários lóbulos irregulares. As flores são grandes e muito vistosas, com pétalas amarelas ou vermelhas. Dentro delas formam-se as sementes, que têm a forma de um rim e umas estrias acinzentadas.

Partes utilizadas: as sementes.

Rosa-do-japão

A planta que aparece na gravura é a rosa-do-japão (Hibiscus rosasinensis L.)*,- também conhecida por rosa-da-china e mimo-de-vénus, que é um arbusto ornamental, semelhante ao abelmosco.

As suas flores, de cor vermelha, são adstringentes e empregam-se em infusão, para aliviar a irritação da garganta e para lavagens dos olhos.

* Esp.: rosa de China.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.1,  de Jorge D. Pamplona Roger

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Pin It on Pinterest