Peles secas

Máscara de abacate:

Adquira 1 pêra abacate bem madura, de maneira a que a polpa possa ser esmagada. Num pires ou numa taça, deite o equivalente a uma noz. Acrescente uma quantidade igual de gel de aloé e misture tudo com a mão. Se a sua pele é realmente muito seca adicione 1 gota de óleo vegetal (como por exemplo azeite). Muito nutritiva, essa máscara deve ser aplicada 1 vez por semana.


Peles Oleosas

Máscara da argila:

Obtenha 1 bisnaga de argila verde natural (encontra-se nas lojas de produtos dietéticos). Coloque o equivalente a 1 noz desse produto num recipiente. Acrescente a mesma quantidade de aloé e misture bem.  Muito eficaz para desincrustar a pele e fechar os poros. Aplicar também 1 vez por semana.

(Pode ainda comprar a argila verde em pó e prepará-la com um pouco de gel de aloé. Depois deve aplicá-la na pele e aguardar que a mistura seque, lavando de seguida com água.)


Pele desvitalizada

Máscara de iogurte:

Misture 3 colheres de café bem cheias de iogurte com 3 de gel de aloé. Acrescente 2 gotas de óleo se a sua pele for seca, ou algumas gotas de limão se for oleosa. Para que a pele recupere a sua flexibilidade e frescura, aplicar 2 vezes por semana.


Tez fragilizada

Máscara de frutos e legumes:

Consoante a estação, esmague ou passe na misturadora a polpa de morango, pêssego, melão, kiwi ou pepino. Misture-os com igual quantidade de gel de aloé. Esta máscara fortalece a epiderme e confere uma aparência resplandecente. A aplicar antes de uma saída ou de uma noite de festa.


Acne

Máscara composta:

Misture 1 colher de sopa de gel de aloé, 1 colher de sopa de mel, 2 colheres de sopa de farinha de aveia e 1 ovo inteiro. Amasse tudo muito bem antes de aplicar sobre o rosto.


Nota: todas essas máscaras devem ser preparadas imediatamente antes da sua utilização. Se sobrar alguma mistura deve deitá-la fora. Uma vez alterada ela perderá o essencial das suas propriedades.


Extraído do Livro “O Novo Guia dos Aloés” de Marie Lecardonnel

Editado e postado por Ângela Barnabé