A curcuma, também chamada de açafrão-da-índia, tem uma longa tradição nas medicinas aiurvédica e chinesa. Tem propriedades semelhantes ao gengibre e pode ser útil no alívio de vários sintomas causados por doenças auto-imunes, distúrbios digestivos e problemas ao nível circulatório.

A curcumina, substância que lhe dá uma cor amarela, parece ser responsável pelos inúmeros efeitos medicicinais da curcuma.

Quais são as propriedades medicinais da curcuma?

É um excelente anti-inflamatório:  a inflamação faz parte da linha de defesa do organismo e como tal é indispensável para a sua saúde. Mas quando essa inflamação ocorre “cronicamente” ou quando o seu alvo são os próprios tecidos do corpo, a inflamação deixa de ser benéfica. Nos casos onde isso ocorre, como no caso da artrite reumatóide, a curcuma poderá ajudar a reduzir a inflamação.

 – Estimula a digestão: ao estimular a secreção dos sucos gástricos (incluindo a falta de ácido clorídrico no estômago), facilita a digestão, sendo útil para quem tem digestões lentas. Uma digestão saudável levará consequentemente a uma melhor absorção dos nutrientes.

É um excelente antioxidante: a curcumina presente na curcuma é uma dupla defesa contra os radicais livres: impede que estes atinjam o organismo, ao mesmo tempo que estimula o organismo a produzir antioxidantes naturais;

– Facilita o esvaziamento da vesícula biliar e tem um efeito hepato-protetor (protege o fígado);

– Estudos indicam que devido às suas propriedades antioxidantes e à sua ação nas células endoteliais, a curcuma poderá ajudar no tratamento de doenças associadas ao sistema cardiovascular, tais como o endurecimento das artérias e até inflamações nos tecidos do coração.

É importante relembrar que a curcuma, assim como qualquer suplemento que possamos tomar, apenas atua o sintoma da doença e que para eliminarmos definitivamente qualquer mal-estar precisamos ir à causa.

Ângela Barnabé


Referências: https://authoritynutrition.com/top-10-evidence-based-health-benefits-of-turmeric/

http://ativistadanovaera.ning.com/page/acafrao-da-india

http://saude-bemestar-beleza.solucaoperfeita.com/as-propriedades-medicinais-da-curcuma/

Pin It on Pinterest