aumentodosseios

Há alguns anos escrevi um artigo para a Herbal Gram, a excelente publicação do American Botanical Council, com sede em Austin, Texas. O meu amigo Mark Blumenthal é o director-executivo. Fiz um resumo das investigações que mostram que o feno-grego, uma erva deliciosa que tem um ligeiro sabor a bordo (ácer), ajuda a controlar o açúcar no sangue das pessoas que padecem da diabetes e cujos rebentos podem aumentar os seios das mulheres.

Algum tempo depois convidaram-me para uma reunião de ervanários no Arkansas. A senhora que me recebeu no aeroporto de Little Rock para me levar à conferência contou-me esta história: uns meses antes, ela e alguns amigos tinham semeado variadas sementes para provar os vários sabores numa festa de comidas à base de ervas, quando os rebentos germinassem. Um dos rebentos provados foi o do feno-grego.

Depois de comer várias porções abundantes de rebentos de feno-grego durante uns quantos dias, uma das mulheres notou que os seios pareciam ter aumentado de tamanho. Chama-se a isto efeito «mastogénico». A mulher não compreendeu o que estava a acontecer-lhe até que outra senhora do grupo lhe mostrou uma cópia do meu artigo.

Tratamento com a farmácia verde

Não vou tomar partido no tema do aumento dos seios. Tudo o que sei é que há bastantes mulheres que sonham com seios maiores e algumas optam por implantes de silicone. Se a leitora lê os jornais saberá que o uso destes implantes é muito polémico e há muitas mulheres e alguns cientistas que o consideram perigoso, embora outras mulheres e outros cientistas afirmem que os implantes não causam verdadeiros problemas.

Se bem que não possa determinar se os implantes de seios de silicone são perigosos, estou certo de que se a minha filha quisesse aumentar os seios insistiria para que experimentasse primeiro as alternativas naturais. Apresento-lhe de seguida várias plantas que, possivelmente, a ajudarão a obter um modesto aumento de tamanho.

Feno- grego/Alforva ( Trigonella foenum- graecum). Sempre se disse que, tradicionalmente, as sementes e os rebentos desta planta aumentam o tamanho dos seios. Na realidade, há cinco anos esta erva era um ingrediente-chave da fórmula original do Lydia Pynkham’s Vegetable Compound , famoso remédio popular para os «transtornos femininos» – abarcando desde as dores menstruais até a secura vaginal pós-menopausa. Como aprendi no Arkansas, também há testemunhos actuais sobre os efeitos do feno-grego nos seios e que existem boas razões para acreditar que esta erva realmente funciona.

As sementes de feno-grego contêm uma boa quantidade de diosgenina, um composto químico que se utiliza frequentemente pala criar formas semi-sintéticas do estrogénio, a hormona sexual feminina.

Embora o estrogénio produza variados efeitos no organismo, há dois deles que se relacionam principalmente com o aumento dos seios. A hormona provoca o crescimento das células dos seios e contribui para a retenção de líquido. De facto, muitas mulheres que tomam a pílula anticonceptiva- que contém estrogénio – experimentam com frequência como efeito secundário a sensação de que os seios se encontram «cheios» por causa da retenção de líquidos.

O estrogénio das plantas (o fitoestrogénio) obtido de fontes como feno-grego não causa a sensação incómoda de seios «cheios». Se a minha filha quisesse tomar o feno-grego, sugerir-lhe-ia que tomasse uma fórmula que desenvolvi expressamente para o aumento dos seios e à qual dei, nome de «Chá Aumenta-Seios».

Também poderiam experimentar-se as massagens dos seios com feno-grego em pó, já que, aparentemente, o tecido dos seios consegue absorver uma certa quantidade das substâncias químicas da planta. Não há muito tempo, dois distintos farmacognosistas (farmacêuticos de produtos naturais) publicaram um artigo intitulado «Higher Plants as Potential Sources of Galactogogues». Estes dois cientistas pareceram surpreendidos ao descobrir que sessenta e oito por cento das duzentas e cinquenta e cinco plantas utilizadas como galactogogos tradicionais se aplicavam, e ainda se aplicam, de forma tópica.

Para obter feno-grego em pó, esmague sementes ou rebentos da planta numa liquidificadora, acrescente um pouco de óleo vegetal e aplique a mistura como um unguento (pomada).

Funcho (Foeniculum vulgare). O funcho é outra planta estrogénica que se tem utilizado durante séculos para estimular a produção de leite. A leitora podia incluí-lo na fórmula do «chá aumenta-seios» como complemento do feno-grego, mas não deve utilizar o óleo de funcho. Nas mulheres grávidas, pode provocar aborto espontâneo. E em doses superiores a mais ou menos uma colher pode ser tóxico.

Palmeira-anã (Serenoa repens). Hoje em dia, esta planta é conhecida principalmente pela sua capacidade para diminuir a hipertrofia da próstata. Mas há cem anos, esta planta era muito popular por aumentar o tamanho dos seios. Os médicos naturopatas continuam a recomendá-la para este fim. A maioria das pessoas utilizam as cápsulas normalizadas que se vendem no mercado (um ou dois gramas) ou extracto alcoólico. Para utilizar esta planta, siga as instruções que vêm na embalagem.

– Inhame-silvestre (Dioscorea villosa). Aqui está outra planta que tem a reputação de provocar efeitos estrogénicos. Pessoalmente, o inhame-silvestre nunca me impressionou muito, porque, segundo a minha base de dados, contém muito menos diosgenina que o feno-grego. Mas respeito a opinião de alguns ervanários activos como Susun Weed, autora de Breast Cancer? Breast Health!, que afirmam que prepararam unguentos com o inhame-silvestre. Estes ervanários garantem que as mulheres que utilizam este unguento obtêm os resultados desejados. Para preparar o unguento, deve remover-se bem a casca exterior da raiz e macerar a casca interna da raiz numa liquidificadora até a converter numa pasta.

Cominho (Cuminum cyminum). Tanto o cominho comum como o cominho negro (Nigela sativa) demonstraram aumentar o número de células mamárias em animais de laboratório. Os efeitos da planta nos seios humanos ainda não são conhecidos, mas os mamíferos tendem a reagir de modo semelhante aos compostos que influenciam as glândulas mamárias. A leitora podia condimentar um pouco mais o seu «chá aumenta-seios» juntando-lhe um pouco de cominho moído. Também pode usar bastante desta especiaria ao cozinhar.

Chá aumenta-seios

Se deseja ter um busto maior, pode experimentar este chá aumenta-seios. Aqui tem uma receita para preparar um chá que lhe proporcionará uma quantidade abundante de ervas que, possivelmente, lhe darão realce aos seios.

Verta numa caçarola duas chávenas de água sobre uma chávena de rebentos de feno-grego. Junte um ou dois pedaços de anis, alfavaca, alcaravia, endro, funcho, alcaçuz, manjerona e erva-cidreira. Faça-o ferver, depois retire do lume e deixe esfriar. Acrescente sumo de limão e mel a gosto. Tome uma ou duas chávenas por dia.

O funcho contém fitoestrogénios, substâncias químicas vegetais semelhantes ao estrogénio presente nas mulheres. A tradição popular sustenta que as outras ervas utilizadas neste chá também podem ajudar a aumentar os seios.

Fonte: Farmácia Verde, de James A. Duke

Composto e postado por Ângela Barnabé

 

Pode também gostar de:

Holler Box

Pin It on Pinterest