Bisnaga (Amni visnaga L.) – Um potente espasmolítico

Os amantes da vida natural gostarão de saber que os raios que formam as umbelas desta planta, uma vez secos, são magníficos palitos para os dentes. Além disso, têm a vantagem de libertar um agradável aroma.

Propriedades e Indicações:

Os princípios activos da bisnaga, conhecidos como furanocromonas (glicósidos cumarínicos), encontram-se nos frutos. Todos eles têm um acentuado efeito antiespasmódico, pelo que se tornam úteis nas seguintes enfermidades: cólicas nefríticas (ajuda a expulsar os cálculos, pois tem também um efeito diurético), asma (pelo seu efeito broncodilatador), angina de peito (pelo seu efeito vasodilatador), e, em geral, sempre que se trate de descontrair as diferentes vísceras ocas e canais do organismo (1).

Preparação e emprego

Uso interno

1-lnfusão com 30 g de frutos em meio litro de água. Depois de coada, tomam-se por dia 3 chávenas adoçadas com mel.

Espécie afim: Ammi majus L. Outros nomes: bisnaga-das-searas, paliteira; A majus: âmio-maior, âmio-vulgar. Esp.: biznaga, ami, escarbadientes, dauco, gingidio, fistra; A. majus: ami [vulgar], ameo [bastardo], perla. Fr.: herbe aux gencives; A. majus: ammi [officinal]. lng.: spanish carrot; A majus: bishop’s weed.

Habitat: Cresce espontaneamente em terrenos incultos e secos da região mediterrânea, de onde é originária. Foi introduzida na Europa Central e na América do Norte.

Descrição: Planta anual, da família das Umbelíferas, que atinge até um metro de altura. As flores dispõem-se em umbelas que podem ter até 80 ou 100 raios. A espécie Ammi visnaga diferencia-se da Ammi majus, por serem as folhas da primeira mais estreitas e estarem divididas em tiras.

Partes utilizadas: os frutos.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2, de Jorge D. Pamplona Roger

Composto e postado por Ângela Barnabé

Pode também gostar de:

Holler Box

Pin It on Pinterest