cardiovascular

O sistema cardiovascular é responsável pelo transporte de nutrientes, oxigénio, informação para todas as células do corpo, bem como pelo transporte de toxinas e dióxido de carbono para os órgãos excretores, para que estes possam ser eliminados.

A saúde deste sistema está diretamente ligada à forma como a pessoa lida com o fluxo na sua vida, ou seja, se permite ou não que tudo flua.

Apesar de sabermos que é o organismo que cura e que tudo tem uma causa interior, podemos sempre usar o que a natureza nos dá para facilitarmos o trabalho do nosso organismo.

Abaixo seguem três plantas que ajudam na promoção da saúde do sistema cardiovascular.

Alho (Allium sativum L.)

O alho é um excelente aliado do sistema cardiovascular.  Toda a planta, mas especialmente o bolbo contêm substâncias tais como: aliina, vitaminas A, B1, B2 e niacina.

Dependendo da forma como preparamos o alho, iremos obter um efeito diferente na confeção dos pratos. Aí podemos ver a versatilidade desta fantástica planta.

Estudos demonstram que a ingestão de alho, seja cru, seja na preparação de cozinhados, beneficia todo o organismo.  O alho é vasodilator (dilata as paredes dos vasos sanguíneos) e ajuda na fluidificação do sangue.  Quem sofre de hipertensão e má circulação sanguínea irá beneficiar bastante do consumo do alho.

Existem suplementos à base de alho, mas penso que se o tivermos à nossa disposição fresco, a melhor forma será implementá-lo nos cozinhados e até tomá-lo inteiro, apenas com água, pela manhã.

Pirliteiro (Crataegus monogyna Jacq.)

O pirliteiro, também chamado de espinheiro-alvar, é mais um aliado do sistema cardiovascular. As suas flores e os seus frutos possuem diversos glicósidos flavónicos, aos quais se atribui o seu efeito sobre o sistema cardiovascular.

A planta é cardiotónica, impedindo a destruição das moléculas de energia (ATP). Ao impedir-se a destruição dessas moléculas, aumenta-se a quantidade de energia disponível para as células, o que leva a um aumento da força do coração.

É útil em casos de insuficiência cardíaca, arritmia, angina de peito e hipertensão arterial.

Cebola (Allium cepa L.)

A cebola é uma planta repleta de propriedades medicinais, sendo que é de notar a sua capacidade para estimular a desintoxicação do organismo.

A nível do sistema cardiovascular, a cebola atua como hipotensora, sendo indicada para quem sofre de hipertensão. A cebola atua também como um fluidificante do sangue, fazendo com que este seja mais fluido e circule melhor. Atua também como um antiagregante plaquetário, impedindo a tendência excessiva que a plaquetas sanguíneas têm de se agruparem.

Composto e postado por Ângela Barnabé

Referências: Roger J. A Saúde pelas Plantas Medicinais 

 

Pin It on Pinterest